9 atalhos simples para Plurais em Alemão - Aprender Idiomas com Inglês

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

9 atalhos simples para Plurais em Alemão


Um site que gosto de visitar de vez em quando sobre o assunto idiomas é o Fluent in 3 Months. Tem vários posts legais sobre idiomas. E hoje, adapto um deles para ajudar nos estudos de Alemão. Confira abaixo! Se quiser ver o post em inglês, clique aqui.

Jeito Fácil de Colocar as Palavras no Plural! 


A sugestão do post é que você aprenda as palavras no plural da mesma forma que aprende novas palavras. Ou seja, você irá pegar a palavra no plural e irá procurar descobrir seu gênero, a palavra da qual ela se origina...

Ah! e claro, não se esqueça dos casos de declinação!

Soa complicado para um iniciante não?  Eu só de ler isso ai, já questiono o título - Onde está o jeito fácil? Ainda bem que ele existe, veja;

Os 9 atalhos para pegar os Plurais em Alemão

Pegue um atalho para aprender Plurais em Alemão!


Ainda bem que há um jeito fácil. No post, é recomendado o livro "Hammer's German Grammar and Usage - Martin Durrell". Neste livro, o autor compartilha algumas estatísticas. Abaixo você verá algumas. Tenha em mente que você não deve tentar memorizar isso agora, ok?

Bom, vamos aos atalhos;

Masculino


  • Maioria dos substantivos masculinos termina em "e ou trema e". A trema geralmente vai na metade do substantivo e também quase nunca é usada em i ou e. Exemplos;  Arm/Arm(e), Hund/Hund(e), Fuß/Füß(e), Stuhl/Stühl(e).

  • Maioria dos substantivos que terminam em "el, en ou er". Suas formas são as mesma tanto no singular quanto no plural. Ex; Onkel, Computer, Bäcker.

  • Um pequeno número de substantivos terminam em "en ou n", especialmente os "substantivos fracos". Veja em um livro de gramática a explicação sobre isso.

Feminino


  • Mais de 90% dos substantivos femininos terminam em "en ou n". Ex;  Arbeit(en), Regel(n).

  • Cerca de um quarto dos substantivos monossilabas terminam em "trema - e". Ex; Hand/Händ(e), Nacht, Nächt(e).

Neutro


  • Cerca de três quartos dos substantivos neutros terminam em "e". Ex;  Bein(e), Jahr(e).

  • Pouco menos de um quarto dos substantivos terminam em "trema er ou er". A trema é usada se possível e na maioria das vezes com monossilabas. Ex; Dorf/Dörf(er), Kind/Kind(er), ou começam com "Ge" - Gesicht(er), Gehalt(er), Geschlecht(er).

  • Substantivos terminados em "el, en, er (perceba que é o mesmo para o masculino); diminutivos terminados em "chen, lein" e palavras formadas com "trema e". Todas tem a mesma forma (singular/plural) iguais. Ex;  Mädchen, Gebäude. Messer, Kissen.

  • A terminação em "s" é usado devida as recentes palavras vindas do Inglês e Frances. Ex; Chef(s), Hotel(s), Restaurant(s) e também usada em muitas palavras terminadas em vogal sem a trema. Ex; Auto(s), Genie(s).


Há muitas possibilidades e muitas exceções ocasionais, mas estas regras cobrem uma boa parte dos substantivos que você verá em Alemão. Com elas, você pode começar a "adivinhar" qual o plural de certa palavra.

Lembre-se, não adivinhou corretamente, relaxe!  Descubra a forma correta e continue! Permita-se ao erro!  Ele só não é admitido em uma prova! Por enquanto, você está apenas estudando...

E por falar em estudar. vou pensar em uma forma de colocar isso em minha rotina de estudos. Você já tem uma, certo?



Cadastre seu E-mail!


Assine o feed e receba atualizações do blog diretamente em seu email!






Bis Bald!

Nenhum comentário:

Postar um comentário